Moda e Arte

16 janeiro 2011 Categories: art bag por 2 Comentários

Entre os dias 18 e 30 de janeiro, o Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (CCBB) apresenta a Mostra Cinema de Moda, oferecendo uma série de atividades culturais gratuitas.

De acordo com a assesoria de imprensa, além das sessões diárias de cinema, a proposta contempla um desfile, duas mesas redondas e duas palestras, reunindo consultores e especialistas, que destacarão as interfaces da moda com história, tendência, comportamento, mídia, design, sustentabilidade e o processo criativo em sinergia com diversos gêneros de expressão.

Um destaque será o desfile “Por Mares Nunca Dantes Navegados”, coordenado pela  pesquisadora e professora de moda, Jô Souza, que traz para a passarela looks concebidos a partir de poesias de Camões e Fernando Pessoa, pelos novos talentos da moda brasileira: Tabata Resende, Carolina Rodrigues, Andiara Pires e Ana Paula Andrade.

As palestras e debates programados incluem temas de interesse geral como “A História da Moda na Cidade de São Paulo”, onde estarão reunidos o historiador de moda João Braga, o consultor e estilista José Gayegos e o coordenador da Galeria Central Fernando Zelman; “Moda, Cinema e Arte – Fronteiras e Conexões”, reunindo para um dinâmico bate-papo o professor Sérgio Gregório e o cineasta Luciano Ramos e “A mídia influenciando tendência na cultura jovem”, com Carlos Lima, coordenador da Imprensa Jovem e Priscila Brunetti, jornalista da Rádio USP.

Patrocinada pelo Banco do Brasil, a Mostra Cinema de Moda integra a multiprogramação do Circuito de Moda e Arte – 3ª edição, idealizado e produzido por Danilo Blanco e Fernando Zelman da Galeria Central, que tem apoio institucional da SPFW – São Paulo Fashion Week, cujo objetivo é democratizar o acesso à cultura da moda. O Circuito conta ainda com exposições, desfiles, performances, encontros criativos e debates realizados em outros espaços como Casa das Rosas, Aliança Francesa (unidades Jardins, Brooklin e Centro) e Reserva Cultural.

E cinema tem a ver com moda. E com bolsa também. Além de toda a análise que envolve a história da moda, várias bolsas tem nomes relacionados ao mundo do cinema. Quer um exemplo?

Entre os filmes está Bonequinha de Luxo, de 1961. E sobre esse fimle já fizemos um post e falamos sobre a bolsa Holly, feita pela Tiffany e que recebeu esse nome em homenagem à personagem do filme Holly (Audrey Hepburn), uma garota de programa decidida a se casar com um milionário, muda  seu plano ao conhecer Paul (George Peppard).

Dia 23 será o dia do filme Belle de Jour. As roupas de Catherine Deneuve, atriz principal do filme,  foram desenhadas por Yves Saint Laurent. A marca tem uma bolsa que se chama Belle du Jour:

Confira mais informações e a programação :

A maratona cultural inicia oficialmente no dia 15 de janeiro, com eventos na Aliança Francesa (unidades Brooklin, Jardins-Trianon e Centro) e Casa das Rosas, e prosseguirá até o dia 20 de fevereiro com atividades no Cinema Reserva Cultural e Centro Cultural Banco do Brasil.

O objetivo do Circuito é promover acesso democrático à cultura da moda, por meio de atividades abertas à população. O evento conta com o patrocínio do Banco do Brasil, Aliança Francesa e Amni/Rhodia, além do apoio da Lei Rouanet, de incentivo à cultura.

A Aliança Francesa do Brooklin abre a multiprogramação do ciclo com a exposição coletiva “Cinema Desenhado”, composta por desenhos e ilustrações gráficas, inspiradas nos filmes da Mostra Cinema de Moda do Centro Cultural Banco do Brasil, assinadas por 25 artistas conceituados, entre eles, Guilherme de Faria, Spacca, Flávio Del Carlo e Cristina Campana.

Na unidade Jardins-Trianon, o destaque é a exposição “La Sape”, do fotógrafo congolense, Baudouin Mouanda. Em suas fotos, Mouanda, considerado um dos mais renomados fotógrafos africanos da nova geração, retrata o cotidiano e a elegância irreverente dos sapeurs, termo usado para denominar dândis africanos, que há mais de 25 anos se exibem nas ruas pobres de Brazzaville, capital do Congo, e de diversos bairros africanos de Paris e Londres.

Já a Aliança Francesa do Centro promoverá a Mostra Cinema de Moda com exibições dos filmes “O Clã das Ádagas Voadoras” e “O Último Metrô”. Complementando as exibições, Cláudio Rocha, da revista Tupigrafia promoverá oficina prática, direcionada à impressão de tipos em camisetas trazidas por participantes. Destaque da Casa dos Criadores, o estilista Mário Francisco, da grife de moda masculina Dermetropol, encerra a programação da unidade com a palestra sobre processo criativo da moda contemporânea.

A Casa das Rosas apresenta a 9a edição da mostra itinerante “Roupa de Domingo”. A exposição reúne fotos, pinturas, ilustrações e outras obras em artes visuais, tendo como temática poesia e prosa, de artistas de renome como Cláudio Rocha, tipógrafo e editor da revista Tupigrafia, a publicitária Magy Imoberdorf, a poetisa Paula Valéria de Andrade; designer gráfica do Circuito, Mônica Jackson, entre outros.

ALIANÇA FRANCESA

Unidade Brooklin – Av. Santo Amaro, 3921 – Acesso para portadores de necessidades especiais

Mostra Coletiva “Cinema Desenhado”

Artistas participantes: Spacca, Silvia Rocha Campos, Sidney Haddad, Cristina Campana, Flávio Del Carlo, Renato Alarcão, Luiz Catani, Maria Regina Pinto, Leila Castro, Fernanda Cobra, Zé Otávio, Roberto Santana, Nora Beltrán, Miguel De Frias, Walter Trindade, Cirton Genaro, Rosa Cohen, Paulino Lazur, Raul Córdula, San Bertini, Léo Brizola, Guilherme de Faria e Luis Castañón e Roberto Santana.

Curadoria: Danilo Blanco e Fernando Zelman, da Galeria Central

Período: 16 de janeiro a 15 de fevereiro

Horário: de segunda a sexta, das 9h às 21h; sábados das 9h às 13h

Classificação: Livre

Patrocínio: Amni/Rhodia

Apoio institucional: SPFW

Entrada franca

Mesa-redonda “Cinema Desenhado”

Participantes: artistas e curadores da exposição

Data: 10 de fevereiro (quinta-feira)

Horário: às 19h

Entrada franca

Número de vagas: 70 lugares

Inscrições: galeriacentral@hotmail.com

Unidade Jardins-Trianon – R. Min. Rocha Azevedo, 419 – Acesso para portadores de necessidades especiais.

Exposição “La Sape”

Acervo: fotos de Baudouin Mouanda

Coquetel de abertura: 17 de janeiro, das 19h às 22h

Período: 17 de janeiro a 4 de março de 2011

Horário: de segunda a sexta, das 9h às 20h30; sábados até 12h30

Classificação: Livre

Entrada franca

Unidade Centro – Rua General Jardim, 182 – Sala de cinema com 210 lugares – Acesso para portadores de necessidades especiais

Mostra Cinema de Moda

Dia 29/01

14h – Filme “O Clã das Adagas Voadoras”, Zhang Yimou

Ano 2004, China, 119 min, DVD, cor, 12 anos. Curador: Mário Francisco

Na China do ano de 859, o governo é incapaz de enfrentar os rebeldes do Clã dos Punhais Voadores, enviando os soldados Leo (Andy Lau) e Jin (Takeshi Kaneshiro) para capturar o líder deles.

16h – Palestra “A moda contemporânea”

Estilista da grife Dermetropol e docente do curso de moda do Senac-SP, Mário Francisco se destacou na passarela da Casa dos Criadores com peças masculinas concebidas a partir de diversas experimentações de modelagem. Nesta palestra, o estilista promoverá um amplo debate em torno da trajetória da sua marca, abordando temas como inspiração, processo criativo e desenvolvimento de coleção.  A proposta é propiciar ao grande público o contato direto com os bastidores da moda, através de fotos e vídeos de antigas coleções.

Número de vagas: 210 lugares

Inscrições: galeriacentral@hotmail.com

17h30 – Filme “O Último Metrô”, François Truffaut

Ano 1980, França, DVD, 131min, Colorido, 16 anos. Curadora: Aliança Francesa.

Em Paris, de 1942, Lucas Steiner (Heinz Bennent), um diretor de teatro judeu, é obrigado a se esconder dos nazistas no porão da instalação, onde as peças são ensaidas e apresentadas. E a única que sabe do seu esconderijo é sua esposa, a estrela Marion Steiner (Catherine Deneuve), que passa a administrar o teatro sob a orientação de Steiner.

17h30 – Oficina criativa “A Moda x Tipografia”

Atividade prática ministrada por Cláudio Rocha, tipógrafo e editor das revistas Tupigrafia e Tipoitalia, visa o contato direto dos participantes com a arte da tipografia. O workshop tem como tema a moda em sinergia com a palavra.

Nº de vagas: 10 lugares

Entrada franca

Inscrições: galeriacentral@hotmail.com

CASA DAS ROSAS – Av. Paulista, 37 – (11) 3285-6986 / 3288-9447 – Acessibilidade a pessoas portadoras de necessidades especiais.

Exposição Roupa de Domingo – 9a edição

Curadoria: Danilo Blanco, Fernando Zelman e Ricardo Carneiro

Participantes: Eduardo Costa, Claudio Rocha, Paula Valéria Andrade, Gabriel Pedrosa, Thais Graciotti, Mariana Moraes, Danilo Blanco, Ricardo Carneiro, Magy Imoberdorf, Anapana e Mônica Jackson

Período: de 16 de janeiro a 06 de fevereiro de 2011

Horário: de terça a sábado das 10h às 22h; domingo, das 10h às 18h

Programa educativo: Conversa com Cláudio Rocha e Marcos Mello, sobre a Oficina Tipográfica São Paulo

Data: 26 de janeiro, às 19h

Participantes: Claudio Rocha, tipógrafo e editor da revista brasileira Tupigrafia e da revista internacional Tipoitalia. Marcos Mello, tipógrafo e artista plástico

Data: 26 de janeiro, quarta-feira

Horário: às 19h

Ingresso: gratuito

Número de vagas: 50 lugares

Inscrições: galeriacentral@hotmail.com

Classificação: Livre

Patrocínio: Aliança Francesa

Realização: Galeria Central, Casa das Rosas Haroldo de Campos, Poiesis, Secretaria Estadual de Cultura e Governo do Estado de São Paulo

Co-patrocinio: Amni/Rodhia

Apoio: Centro Cultural Banco do Brasil e Reserva Cultural.

RESERVA CULTURAL – Av. Paulista, 900 – térreo baixo – tel. (11) 3287 3529 – Capacidade: 350 lugares – Estacionamento no local – Acesso para portadores de necessidades especiais

Dia 16/01 – domingo

9h – Café da manhã francês

10h – Filme “Coco Chanel & Igor Stravinsky”, Jan Kounen

Ano 2009, França, 119 min, 35mm, cor, 16 anos. Curadora: Eloize Navalon

Paris 1913. Coco Chanel comparece ao Théâtre des Champs-Élysées, onde pela primeira, vez Igor Stravinsky apresenta sua obra Rite of Spring (A sagração da Primavera). Sete anos depois, Chanel e Stravinsky se reencontram.

12h – Mesa-redonda “Circuito Moda e Arte”

Bate-papo descontraído com a participação de Fernando Zelman, da Galeria Central; Antonio Carlos Sartini (diretor do Museu da Língua Portuguesa), Cecira Armitano (museóloga e curadora independente em arte contemporânea) e Maurice Nahory (diretor geral da Aliança Francesa). Também serão discutidas na ocasião, com a participação do público, questões sobre a fronteira entre a moda e a arte e o papel dos museus e instituições neste segmento.

Dia 16/01 a 20/02

Exposição “Passagem”

Acervo: 10 fotos do fotógrafo Drago

Curadoria: Danilo Blanco e Fernando Zelman

Horário de visitação: de segunda a domingo das 10h às 22h

Classificação: Livre

Apoio: Reserva Cultural e Aliança Francesa

Dia 20/02 – domingo

9h – Café da manhã francês

10h – Filme “Brilho de uma paixão”, Jane Campion

Ano 2009, Inglaterra, 119 min, 35 mm, cor, 10 anos. Curadora: Jô Souza

O jovem poeta John Keats (Ben Whishaw) é vizinho de Fanny (Abbie Cornish), dona de opiniões fortes. Quando o irmão de John adoece, Fanny cuida dele e John se oferece para ensinar-lhe poesia.

12h – Mesa-redonda “Moda Contemporânea Brasileira”

Com convidado surpresa.

CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL – Rua Álvares Penteado, 112 – Centro – Informações: (11) 3113-3651 / 3113-3652

Acesso e facilidades para pessoas com deficiência física // Ar-condicionado // Café Cafezal

Mostra Cinema de Moda

Período: 18 a 30 de janeiro de 2011

Cinema: 70 lugares

Entrada franca, mediante retirada de senha com uma hora de antecedência.

Programação: www.galeriacentral.org

18/01 – terça-feira

15h30 – Filme “Bonequinha de Luxo”, Blake Edwards

Ano 1961, EUA, DVD, 114 min, cor, 14 anos. Curador: Antonio Carlos de Moraes Sartini

Holly (Audrey Hepburn) é uma garota de programa decidida a se casar com um milionário. Seu plano muda ao conhecer Paul (George Peppard), mas Holly reluta em se entregar a um amor que contraria seu objetivo.

17h30 – Filme “The rocky horror picture show”, Jim Sharman

Ano 1975, Inglaterra, DVD, 99 min, cor, 14 anos. Curador: Jair Mercanzini

Um casal se vê obrigado a ir um estranho castelo, sem saber que ele é habitado por alienígenas e que o anfitrião é um bissexual.

19h30 – Filme “Across the universe”, Julie Taymor

Ano 2007, Reino Unido-Estados Unidos, DVD, 133 min, cor, 14 anos. Curadora: Monica Jackson

Uma história de amor num cenário ambientado na década de 60 em meio aos anos turbulentos de protesto contra a guerra, exploração da mente e rock ‘n roll, o filme vai das docas de Liverpool ao universo criativo e psicodélico de Greenwich Village, das ruas tomadas pelos protestos em Detroit aos campos de morte do Vietnã.

19/01 – quarta-feira

15h00 – Filme “O clã das adagas voadoaras”, Zhang Yimou

Ano 2004, China, DVD, 119 minutos, cor, 14 anos. Curador: Mário Francisco

Na China do ano de 859, o governo é incapaz de enfrentar os rebeldes do Clã dos Punhais Voadores, enviando os soldados Leo (Andy Lau) e Jin (Takeshi Kaneshiro) para capturar o líder deles.

17h30 – Filme “O boulevard do crime” – Parte 1, Marcel Carné

Ano 1945, França, DVD, 95 minutos, PB, 12 anos. Curador Bronie Lozneanu

Ambientado no início do século XIX, o filme mostra o malfadado romance do mímico Baptiste com a bela atriz Garance, no Boulevard de Templiers, em Paris. z

19h30 – Filme “O boulevard do crime” – Parte 2, Marcel Carné

Ano 1945, França, DVD, 95 minutos, PB, 12 anos. Curador: Bronie Lozneanu

Ambientado no início do século XIX, o filme mostra o malfadado romance do mímico Baptiste com a bela atriz Garance, no Boulevard de Templiers, em Paris.

20/01 – quinta-feira

15h30 – Filme “O guro do sexo”, Daisy Von Scherler Mayer

Ano 2002, EUA, DVD, 94 minutos, cor, 14 anos. Curadora: Priscila Brunetti

Ramu (Jimi Mistry) sonha ser um astro do cinema em Nova York, onde conhece Sharonna (Heather Graham), uma atriz pornô que o ajuda a se transformar em um guru do sexo de Nova York.

17h15 – Filme “Violência e paixão”, Luchino Visconti

Ano 1974, Itália-França, DVD, 121 min, cor, 14 anos. Curador: Mário Vitor Santos

Um professor (Burt Lancaster) vive numa mansão, em meio a livros e quadros. Sua rotina é quebrada quando uma família aluga o andar de cima da mansão, invadindo sua vida.

19h30 – Palestra “A Mídia Influenciando Tendências”

Com a proposta de abordar os novos mecanismos na comunicação contemporânea, esta mesa apresenta não só temas de relevância para a moda, cinema e arte, como também trata da identificação na mudança de postura e comportamento, refletindo diretamente no consumo e cotidiano de todos nós.

Palestrantes:

Carlos Lima (educador) – coordenador do projeto Imprensa Jovem, projeto ligado à Secretaria da Educação, que fomenta o jornalismo através da participação de jovens repórteres selecionados nas escolas públicas de São Paulo.

Priscilla Brunetti (jornalista) – comentarista de moda da Rádio USP fala sobre o jornalismo de moda narrado, sem artifícios de imagens e vídeos por exemplo.

21/01 – sexta-feira

15h30 – Filme “Barbarella”, Roger Vadim

Ano 1968, EUA, DVD, 98 min, cor 14 anos. Curador: José Gayegos

Num futuro distante, a guerra foi abolida, mas a agente Barbarella (Jane Fonda) recebe um comunicado do Presidente (Claude Dauphin), dizendo que uma arma foi inventada e que isto pode perturbar a paz.

17h30 – Filme “Noivo neurótico, noiva nervosa”, Woody Allen

Ano 1977, EUA, DVD 93 min, cor, 14 anos. Curadora: Juliette Streitwieser

Alvy (Woody Allen), um humorista judeu que faz análise há anos, se apaixona por Annie (Diane Keaton), uma cantora em início de carreira com uma cabeça um pouco complicada.

19h30 – Filme “Meu tio”, Jacques Tati

Ano 1958, França, DVD, 116 min, cor, livre. Curador: Eurico Cordeiro da Rocha Filho

Sátira à modernidade dos anos 50. Hulot é admirado pelo sobrinho Gérard, por viver fora dos padrões. Na casa dos pais, Gérard é rodeado por uma parafernália, ao contrário do tio, que vive num lugar simples.

22/01 – sábado

15h00 – Filme “Maria Antonieta”, Sofia Coppola

Ano 2006, França- Japão e EUA, DVD, 122 min, cor, 14 anos. Curador: Cesar Giobbi

Maria Antonieta (Kirsten Dunst), na corte de Versailles, é envolvida em regras de etiqueta e fofocas. Cria um universo seu, no qual pode se divertir, mas a revolução está para explodir.

17h30 – Filme “Viridiana”, Luis Buñuel

Ano 1961, Espanha-México, DVD, 91 min, PB, 16 anos. Curadora: Isabella Prata

Antes de se ordenar freira, Viridiana visita um tio. Com a morte dele, passa a morar na casa do tio e a transforma num albergue, mas os mendigos que lá abriga lhe mostram a verdadeira face dos homens.

19h30 – Filme “A sereia do Mssissipi”, François Truffaut

Ano 1969, EUA, DVD, 123 min, cor, 14 anos. Curadora: Rita Comparato

Louis (Jean-Paul Belmondo) é um empresário que troca de cartas com uma pretendente. Eles se casam, mas só depois Louis percebe o golpe do qual estava sendo vítima.

23/01 – domingo

15h – Filme “Medéia”, Pier Paolo Pasolini

Ano 1969, Itália, DVD, 110 min, cor, 10 anos. Curador: Charles Cosac

Maria Callas vive Medeia, que mata o irmão para fugir com Jasão. Anos após, Jasão a abandona para se casar com a filha do Rei Creonte. Indignada, ela planeja uma terrível vingança contra Jasão.

17h – Filme “A bela da tarde”, Luis Buñuel

Ano 1967, França, DVD, 100 min, cor, 16 anos. Curador: Reinaldo Lourenço

Conta a história de Séverine (Catherine Deneuve), jovem rica e infeliz que procura um discreto bordel para realizar suas fantasias sexuais e conseguir o prazer que seu marido não consegue lhe dar.

19h – Filme “A época da inocência”, Martin Scorsese

Ano 1993, EUA, DVD, 138 min, cor, 16 anos. Curador: José Luis de Andrade

Um advogado (Daniel Day-Lewis) está noivo de uma jovem (Winona Ryder) da aristocracia, quando uma condessa (Michelle Pfeiffer), prima da noiva, volta da Europa após separar-se do marido.

25/01 – terça-feira – FERIADO

15h – Filme “Aldeia da roupa branca”, Chianca de Garcia

Ano 1939, Portugal, DVD, 84 minutos, PB, 16 anos. Curador: Danilo Blanco

Gracinda e o Tio Jacinto lavam a roupa de habitantes de Lisboa. A vida deles não é fácil, mas muda quando ela decide convencer Chico, filho do Tio Jacinto, a voltar para casa do pai.

16h30 – Palestra “A História da Moda na Cidade de São Paulo”

Engana-se quem acha que moda em São Paulo começou somente a partir dos desfiles da SPFW. Em comemoração aos 457 anos de fundação da cidade, a palestra aborda a história da moda e do comportamento do paulistano, irreverente e com muitas histórias.

Palestrantes:

Fernando Zelman (coordenador da Galeria Central e pesquisador) –  em sua apresentação, o produtor cultural faz uma análise da moda contemporânea, através de estudos econômicos, políticos e sociais frentes ao comportamento histórico.

João Braga (professor de história da moda de Santa Marcelina e FAAP Moda) – apresentará seus estudos sobre a evolução dos vestuários em São Paulo, abordando desde a colonização até os dias atuais.

18h30 – Filme “O baile”, Ettore Scola

Ano 1982, Itália, DVD, 112 min, cor, 12 anos. Curador: João Braga

O filme conta parte da história francesa, a partir de pessoas reunidas num salão. Com recordações pessoais, música e dança, traça um panorama do país, da ocupação nazista ao surgimento do rock’n'roll.

26/01 – quarta-feira

15h30 – Filme “Juventude transviada”, Nicholas Ray

Ano 1955, EUA, DVD, 111 minutos, cor, 14 anos. Curador: Lufe Gomes

Jim (James Dean) é preso. No distrito está Judy (Natalie Wood). Eles têm um rápido contato. Mais tarde, ao fazer amizade com ela, desentende-se com Buzz (Corey Allen), que namora Judy.

17h30 – Filme “Feios, sujos e malvados”, Ettore Scola

Ano 1976, Itália, DVD, 110 min, cor, 18 anos. Curador: Fernando Zelman

Giacinto (Nino Manfredi) vive num barraco com esposa, filhos e parentes e guarda, escondida, uma boa quantia em dinheiro. Isto irrita sua família, que quer usá-la para melhorar de vida.

19h30 – Mesa-redonda “Novos talentos da moda brasileira”

O Brasil possui o maior número de cursos de graduação em moda e estilismo no mundo. Ao todo são mais de 40 escolas e universidades que oferecem formação em distintos segmentos da moda. Com tantos alunos formados, fica cada vez mais difícil a identificação e promoção de novos talentos.

Participantes:

Jô Souza – professora de produção de moda do Centro Universitário Belas Artes, UniFMU e Escola Panamericana é idealizadora de diversos projetos concebidos junto a universitários

Danilo Blanco – artista plástico e curador vem se destacando como coordenador da Galeria Central. Seus projetos vêm possibilitando o ingresso no mercado de muitos artistas, estilistas, fotógrafos e designers.

José Luis de Andrade – mestre em moda, arte e cultura é docente do curso de graduação em estilismo e modelagem do Senac Moda.

27/01 – Quinta-feira

15h30 – Filme “O anjo azul”, Josef Von Sternberg

Ano 1930, Alemanha, DVD 94 min, PB, 14 anos. Curadora: Maria Helena Cabral

Immanuel Rath (Emil Jannings), um severo e respeitado professor, se envolve com uma sensual cantora de cabaré, Lola (Marlene Dietrich), que se apresenta no “O Anjo Azul”, um clube local.

17h30 – Filme “Histórias de Elle”, David Teboul

Ano 2005, França, 84 min, DVD, cor, 12 anos. Curadora: Cecira Armitano

A epopéia desta revista, num filme repleto de imagens de arquivo e de cenas fortes, interpretadas por atrizes francesas e contendo trechos de cartas de leitoras com temas caros às mulheres.

19h30 – Mesa-redonda “Moda, Arte e Cinema – Fronteiras e Conexões”

Com a proposta de abordar as interfaces entre moda, arte e cinema, o debate trata da velha herança que ainda separa o erudito do popular, a moda e a arte, nós e os outros.

Participantes:

Olívio Tavares de Araujo – cineasta e crítico de cinema

Luciano Ramos – jornalista e crítico de cinema

Cecira Armitano – curadora independente em arte contemporânea

28/01 – sexta-feira

12h30 – Desfile “Por mares nunca dantes navegados”, dirigido por Jô Souza

Dez figurinos criados pelas estilistas  Tabata Resende, Carolina Rodrigues, Andiara Pires e Ana Paula Andrade, inspirados em poesias de Camões e Fernando Pessoa.

15h00 – Filme “Coco Chanel & Igor Stravinsky”, Jan Kounen

Ano 2009, França, 119 min, DVD, cor, 16 anos. Curadora: Eloize Navalon

Paris 1913. Coco Chanel comparece ao Théatre des Champs-Élysées, onde pela primeira, vez Igor Stravinsky apresenta sua obra Rite of Spring (A sagração da Primavera). Sete anos depois, Chanel e Stravinsky se reencontram.

17h15 – Filme “Brilho de uma paixão”, Jane Campion

Ano 2009, Inglaterra, 119 min, 35 mm, cor, 10 anos. Curadora: Jô Souza

O jovem poeta John Keats (Ben Whishaw) é vizinho de Fanny (Abbie Cornish), dona de opiniões fortes. Quando o irmão de John adoece, Fanny cuida dele e John se oferece para ensinar-lhe poesia.

19h30 – Filme “A elegante Polly Maggoo”, William Klein

Ano 1966, França, 101 min, DVD, PB, 14 anos. Curadora: Cacilda Teixeira da Costa

Depois de vários anos dedicados à revista Vogue como fotógrafo, William Klein fez este filme abordando a inclusão da modelo americana Polly Maggoo (Dorothy MacGowan) na alta costura.

29/01 – sábado

14h45 – Filme “Liquid Sky”, Slava Tsukerman

Ano 1982, URSS, 114 min, DVD, cor, 16 anos. Curador: Dudu Bertolini

Alienígenas invisíveis vêm à Terra em busca de heroína e pousam no topo de um apartamento em Nova Iorque, onde moram uma traficante e sua amante, uma modelo andrógina e  ninfomaníaca.

17h00 – Filme “Cinema Paradiso”, Giuseppe Tornatore

Ano 1988, Itália, 123 min, DVD, cor, 14 anos. Curador: Carlos Ferreirinha

Numa cidade siciliana, o garoto Toto (Salvatore Cascio) fica hipnotizado pelo cinema local e procura travar amizade com Alfredo (Philippe Noiret), o projecionista que se irrita facilmente.

19h30 – Filme “Roma – cidade aberta”, Roberto Rossellini

Ano 1945, Itália, 97 min, DVD, PB, 14 anos. Curador: Alex Andrade

Líder da Resistência, Giorgio (Marcello Pagliero) planeja a entrega de um milhão de liras. Esconde-se na casa de Francesco (Francesco Grandjacquet) e pede ajuda à noiva dele, Pina (Anna Magnani).

30/01 – domingo

16h00 – Filme “A árvore dos tamancos”, Ermanno Olmi

Ano 1978, Itália, 178 min, cor, 14 anos. Curador: Sérgio Gregório

Comovente descrição da vida dos camponesesda região de Bérgamo, na Itália, do século XIX. Uma família decide colocar o filho na escola em vez de empregá-lo na lavoura, dando início a uma série de problemas.

19h30 – Filme “Moulin Rouge – amor em vermelho”, Baz Luhrmann

Ano 2001, EUA, 127 min, DVD, cor, 12 anos. Curador: Gregório Kramer

Christian (Ewan McGregor) muda-se para o bairro de Montmartre, onde fica o Moulin Rouge. Ao visitar o local Christian se apaixona por Satine (Nicole Kidman), sua estrela maior.

Sobre Galeria Central

A Galeria Central é um dinâmico laboratório de ideias, sob coordenação do artista plástico Danilo Blanco e do produtor cultural Fernando Zelman, que desde 2001 direciona suas ações para produção, difusão e democratização do acesso à arte e cultura contemporânea. Seus projetos envolvem, em sinergia, o protagonismo juvenil urbano, novos talentos do ambiente acadêmico e nomes consagrados, com ênfase na mixagem de gêneros de expressão.

 

  • Google Bookmarks
  • FriendFeed
  • LinkedIn
  • Twitter
  • Tumblr
  • Google Reader
  • Facebook
  • E-Mail

2 respostas para : Moda e Arte

  1. jo souza says:

    divina postagem!
    estou divulgando!
    beijos jo